Seguimentos de Ensino
DeoSEI

Gostaria de dar-lhes as boas-vindas ao nosso Sistema de Ensino Integral Deoclécio Ferro (DEOSEI). Para mim é de suma relevância explicar aos senhores quais são os objetivos do nosso trabalho na educação de seus filhos e um pouco sobre nossa filosofia educacional.

Não sei se por conta da urgente globalização ou se por conta da pressa irracional com que vivemos nossos dias, parece que estamos “retroagindo” em relação aos direitos de uma criança e retomando conceitos do século XIX, no qual os pequeninos eram vistos como adultos em miniatura. Temos que estar atentos a ideias do tipo: meu filho é superdotado, meu filho tem muitas habilidades, meu filho é muito maduro para a idade dele. Como também, ideias que subestimam as potencialidades de seus filhos: meu filho não aprende, meu filho está sempre atrasado.

Um problema, hoje muito bem compreendido por pedagogos, psicopedagogos, psicólogos e profissionais da educação, é que esta “genialidade” muitas vezes forjada na infância não dura muito tempo e o que mais vemos são adolescentes cansados e nitidamente desmotivados para os estudos. O que se ganha em um período, perde-se, em outro. Entendemos que, de modo geral, é muito gratificante para os pais constatarem que seus filhos possuem muitas habilidades e que muitos são os recursos acessíveis para estimulá-los com esse fim, mas deve-se tomar cuidado com os excessos. Devemos criar boas condições para que seus filhos desenvolvam suas habilidades respeitando sua idade cronológica.

Quem já conhece a seriedade, o carisma da nossa instituição e o nosso trabalho, sabe que no Deoclécio Ferro seu filho tem muito a crescer. Aqueles que estão chegando agora, igualmente, não deixem de interagir e participar do que for proposto ao longo desse ano, pois, como costumo dizer, o sucesso do nosso trabalho está diretamente ligado ao apoio dos pais e de toda família