Institucional
Metodologia

A metodologia desenvolvida no Colégio Deoclécio Ferro privilegia os pilares da educação: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver, aprender a ser. O educando aprende a ser e a conviver com o outro, a conhecer e usar continuamente o conhecimento adquirido. Assim, ao invés de atividades que conduzem à acumulação de verdades prontas e conteúdos cristalizados ou tecnologia obsoleta, os alunos desenvolvem ações que oportunizam descobertas significantes e a construção do conhecimento; realizam pesquisas e participam de debates e discussões.

No desenvolvimento de sua metodologia, inspira-se nos princípios construtivista, sócio interacionista e de solidariedade humana para desenvolver sua metodologia. 

 CONCEPÇÃO SÓCIO-INTERACIONISTA:

  • Não aprendemos sozinhos, mas com os outros;
  • A inter-relação que o educando estabelece com seus semelhantes lhe permite aprender como ela é e como os outros são;
  • Não há sentido no isolamento e sim na relação.

 CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA:

  • Aluno construtor do seu conhecimento sob a mediação do professor;
  • Professor mediador imprescindível e fundamental do processo de ensino e aprendizagem.