O TDAH, ou Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade, é uma das condições neurobiológicas mais discutidas no contexto educacional e familiar. No Colégio Classe A, de Campo Grande (MS), pais, professores e alunos buscam compreender melhor esse transtorno que afeta significativamente o aprendizado e o comportamento.
Milena Gusmão, coordenadora pedagógica do Colégio Classe A, destaca: “É crucial que tanto educadores quanto familiares estejam preparados para oferecer o suporte necessário às crianças com TDAH, adaptando métodos de ensino e interação que favoreçam o seu desenvolvimento.”
O TDAH é caracterizado principalmente por três sintomas: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Crianças com TDAH podem ter dificuldades para se concentrar em tarefas, permanecer sentadas por períodos prolongados ou pensar antes de agir. Esses comportamentos são frequentemente observados em vários ambientes, como na escola e em casa, e podem começar antes dos sete anos de idade.
Diagnóstico
O diagnóstico do TDAH é complexo e requer uma avaliação detalhada por especialistas, como psiquiatras ou neurologistas. O processo diagnóstico inclui a análise do histórico médico e comportamental, além de relatórios de diferentes observadores do comportamento da criança ao longo do tempo.
Milena Gusmão ressalta a importância do diagnóstico precoce: “Identificar o TDAH nas fases iniciais é fundamental para implementar estratégias pedagógicas eficazes e minimizar os impactos na aprendizagem e socialização da criança.“
O tratamento do TDAH é geralmente uma combinação de medicação, como o metilfenidato, e abordagens psicoterapêuticas. Para crianças e adolescentes, é essencial a integração de suporte psicopedagógico, que inclui adaptações na sala de aula e em casa, ajudando o estudante a organizar suas atividades e melhorar seu foco e comportamento.
Além das intervenções médicas e educacionais, recomenda-se que pais e cuidadores desenvolvam um ambiente estruturado, oferecendo uma rotina consistente e reforço positivo, essenciais para ajudar a criança com TDAH a gerenciar suas dificuldades.
Com a informação adequada e estratégias eficazes, é possível que indivíduos com TDAH não apenas enfrentem seus desafios, mas também explorem suas capacidades e talentos. A conscientização e o suporte contínuo da comunidade escolar e familiar são indispensáveis para que esses alunos alcancem sucesso e bem-estar.
Para saber mais sobre o TDAH, visite https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah e https://pequenoprincipe.org.br/noticia/tdah-o-que-e-e-sintomas-criancas-e-adolescentes
Rua Minervino de Castro, 987 - Parque Araxá, Fortaleza - CE, 60430-620
Ver no mapa