Blog

Colégio sugere 10 brincadeiras para integrar pais e filhos nas férias

As férias escolares são uma oportunidade de estreitamento de laços e o ato de brincar é uma forma divertida e saudável de aproveitar o tempo juntos.

O Colégio Deoclécio Ferro reconhece a importância das férias escolares para o bem-estar dos alunos. O tempo livre pode ser usado de várias maneiras, como ver um filme, passear com o cachorro, viajar, brincar… enfim, atividades não faltam! Afinal, brincar é um direito estabelecido no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), fundamental para o desenvolvimento pleno das crianças e uma ótima oportunidade de estreitar o vínculo familiar.

Assim, a psicóloga do Colégio Deoclécio Ferro, Lívia Lira, adaptou e compilou 10 brincadeiras para que toda a família possa usufruir desse momento com os pequenos, criando memórias afetivas e muita diversão. 

1 – Jogo da mímica – ajuda na socialização e no aperfeiçoamento para transmitir suas emoções. 

A criança deverá fazer uma mímica e os demais tentarão descobrir. A partir de um comando, ela deverá expressar com gestos as palavras ou frases contidas numa carta a ser sorteada. 

2- Noite do acampamento em casa – instiga a imaginação e criatividade.

Para sair da rotina, você pode transformar a casa num acampamento. Montar barracas com edredons, travesseiros e utilizar lanternas no lugar das luzes pode até parecer algo desinteressante, mas para as crianças, todo um novo universo a ser explorado fica disponível. Se tiver um quintal, aproveite os dias de clima bom para dormir “fora de casa”. Monte uma barraca, leve colchões, travesseiros e separe histórias gostosas para contar aos pequeninos.

3 – Organizar um almoço em família (cozinhar) – proporciona momentos de troca, ensinamentos e união familiar.

Outra atividade que pode ser repetida várias vezes e que não vai enjoar é organizar almoços em família e colocar os “mini chefs” com as mãos na massa.

Você pode explorar receitas fáceis e que não ofereçam perigo durante o preparo, como sanduíches, pizzas com massas prontas, panquecas, petiscos e o que mais vier na mente. O importante aqui é estimular o contato com os alimentos, valorizar a importância de cada um no sabor final e de quem faz comida para alimentar todos os outros familiares.

4 – Cinema EM CASA – estimula pensamentos e ideias, o diálogo sobre o tema.

Nem sempre o céu está aberto e o clima perfeito para sair de casa. Além disso, tem momentos em que nem os pais e nem os filhos estão dispostos a se mexer, principalmente depois de um dia cheio de atividades recreativas.

Nessas horas, nada melhor que escolher uns filmes, fazer uma pipoquinha e um suco gelado para curtir uma sessão de cinema em casa. Para que o programa não caia no tédio, deixe as crianças escolherem os títulos.

5- Montar uma peça de teatro – incita a criatividade e a união dos participantes. 

A família já conhece quais histórias e fantasias atraem mais seu(s) pequenino(s). Utilize esse conhecimento para criar uma história e interpretá-la com a participação dele(s). Para aumentar a diversão, dê nome aos personagens, faça fantasias e monte cenários. Com certeza as crianças ficarão ligadas na peça, ajudarão a criar os roteiros e farão a maior festa depois que o teatro se encerrar.

6- Boliche de Quintal – usa habilidade e movimento

Com algumas garrafas pet, durex colorido, areia e bola, é possível organizar uma disputa de boliche entre a família. Diversão garantida, gastando pouco e estimulando a criatividade. 

Passo 1: faça algumas tiras horizontais com o durex colorido e cole ao redor das garrafas;
Passo 2: depois de colar o durex, coloque alguns dedos de areia dentro de cada garrafa e tampe. Isso ajudará a mantê-la em pé e deixará o jogo mais desafiador.
Passo 3: por último, basta enfileirar as garrafas formando um triângulo e, pronto, já está pronto para começar a competição. 

7- Caixa de Segredos – atiça a curiosidade e o conhecimento. 

Com uma caixa média de papelão, tesoura sem ponta, pano e objetos que não são cortantes ou pontiagudos, é possível criar uma ótima brincadeira de adivinhação. A ideia aqui é desenvolver a imaginação e as capacidades sensoriais da(s) criança(s), além de aguçar a curiosidade, estimular a linguagem. 

Passo 1: pegue a caixa de papelão e recorte dois buracos no fundo, de modo a caberem dois punhos de criança ou adulto. Vire a caixa com os buracos direcionados para quem irá participar do jogo e cubra-os com um pano.
Passo 2: peça para a pessoa virar de costas e coloque um item já selecionado dentro da caixa. Para facilitar, você pode ter consigo todos os itens que irá utilizar dentro de outra caixa ou saco de pano.
Passo 3: agora é só convidar o primeiro jogador para adivinhar com as mãos o que está dentro da caixa, mantendo sempre o pano por cima para ajudar a esconder todas as frestas. 

Atenção: lembre-se de adaptar o objeto para a idade da criança, de forma que seja possível acertar e saber o nome do que está sendo adivinhado. 

8- Pista de obstáculos – provoca agilidade e exercício

Pode ser feita dentro de casa ou no quintal. Atravessar por debaixo da mesa, sentar-se nas cadeiras enfileiradas sem tocar os pés no chão, pular uma montanha de almofadas e ter que desviar do caminho repleto de panelas sem encostar em nenhuma. Vale montar o circuito que puder imaginar em uma competição de tempo cronometrado

9 – Fazer um arco-íris – aguça a curiosidade científica 

Um experimento científico que ensina a entender como os arco-íris se formam por meio do processo de refração da luz. Os materiais necessários são: uma folha de papel em branco, um copo com água e uma lanterna. Coloque a folha de papel branco em frente ao copo com água. Posicione a lanterna ao lado do copo e acenda-a. Mude a lanterna de posição, se necessário, até conseguir enxergar o arco-íris na folha de papel.

10 – Experimento com barco de papel – promove interatividade sobre o meio ambiente.

Faça barcos de papel e os coloque em um recipiente com água. Depois, com um ventilador, faça com que eles se movam pela água. A ideia é ensinar sobre os recursos naturais necessários nessa atividade, pois, para que um barco navegue, é preciso da água e do vento. Esses dois recursos são muito importantes para a vida do homem no planeta. Explore-os com as crianças, fale sobre como podemos usá-los a nosso favor e comente sobre a poluição causada pelo homem e suas consequências. A proposta é aprender brincando!

Venha nos visitar

Colégio Deoclécio Ferro

Rua Minervino de Castro, 987 - Parque Araxá, Fortaleza - CE, 60430-620

Ver no mapa