Blog

Interpretação de texto no vestibular

A interpretação de texto é uma das habilidades mais valorizadas nos vestibulares, exigindo mais do que apenas uma leitura rápida. Dominar essa prática envolve compreender informações explícitas e identificar ideias implícitas no texto, além de interpretar figuras de linguagem e analisar o ponto de vista do autor. Para os estudantes que se preparam para esses exames, fortalecer essa competência é essencial.

Segundo Ariadna Santiago, supervisora pedagógica do Colégio Deoclécio Ferro, de Fortaleza (CE), “o hábito da leitura aliado à prática constante de exercícios de interpretação é o caminho para alcançar bons resultados no vestibular e desenvolver o pensamento crítico”. A construção dessa habilidade requer o uso de estratégias específicas e o contato com diversos gêneros textuais.

Uma boa leitura começa pela identificação de palavras-chave e do papel de cada parágrafo na construção do argumento do texto. Além disso, prestar atenção às perguntas antes de iniciar a leitura ajuda o estudante a focar nos trechos mais relevantes. Outro ponto importante é o uso de dicionários para esclarecer termos desconhecidos, ampliando o vocabulário e facilitando a compreensão de textos mais complexos.

Praticar com provas anteriores é outra abordagem eficaz. Ao resolver questões de interpretação, o estudante se familiariza com os padrões de cobrança e aprende a identificar nuances e armadilhas comuns nas alternativas. É fundamental, no entanto, evitar fazer suposições externas ao texto, baseando as respostas exclusivamente no que está apresentado.

A leitura constante e variada também contribui para expandir o repertório cultural e intelectual do estudante, melhorando não apenas a interpretação de textos, mas também sua capacidade de escrita. A prática regular com jornais, literatura e artigos científicos enriquece o contato com diferentes estilos e estruturas textuais.

Outro aspecto relevante é a análise de figuras de linguagem e expressões do texto. Reconhecer metáforas, ironias ou hipérboles, por exemplo, é essencial para captar o tom e a intenção do autor. Além disso, ao revisar as respostas, o estudante deve ficar atento a palavras generalistas, como “sempre” ou “nunca”, que podem alterar significativamente o sentido das afirmativas.


Para saber mais sobre interpretação de texto, visite https://www.educamaisbrasil.com.br/enem/lingua-portuguesa/interpretacao-de-texto e https://blog.stoodi.com.br/blog/portugues/como-melhorar-minha-interpretacao-de-texto/

Venha nos visitar

Colégio Deoclécio Ferro

Rua Minervino de Castro, 987 - Parque Araxá, Fortaleza - CE, 60430-620

Ver no mapa