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Os estágios do desenvolvimento segundo Piaget

Jean Piaget (1896-1980), biólogo, psicólogo e filósofo suíço, é uma das maiores referências no estudo do desenvolvimento cognitivo infantil. Suas pesquisas transformaram o entendimento sobre como as crianças aprendem e se desenvolvem, dando origem à teoria dos estágios cognitivos. Piaget acreditava que o aprendizado ocorre por meio de um processo ativo, onde a criança constrói seu conhecimento ao explorar o mundo e solucionar problemas.

Piaget identificou quatro estágios principais no desenvolvimento cognitivo: o sensório-motor, onde os bebês começam a entender o mundo através dos sentidos e movimentos; o pré-operacional, em que a linguagem e o pensamento simbólico são desenvolvidos; o das operações concretas, marcado pelo raciocínio lógico com objetos tangíveis; e o das operações formais, que permite o pensamento abstrato e dedutivo na adolescência. “Compreender os estágios cognitivos é essencial para respeitar o ritmo de aprendizagem de cada criança e criar estratégias eficazes de ensino”, afirma Ariadna Santiago, supervisora pedagógica do Colégio Deoclécio Ferro, em Fortaleza (CE).

Uma das contribuições mais marcantes de Piaget foi o conceito de assimilação e acomodação. A assimilação ocorre quando a criança incorpora novas informações em esquemas mentais já existentes, enquanto a acomodação exige a modificação desses esquemas para lidar com novas experiências. Essa dinâmica é a base do que ele chamou de epistemologia genética, o estudo de como o conhecimento se desenvolve ao longo da vida.

Apesar de não ter criado um método pedagógico específico, Piaget influenciou profundamente a educação moderna. Sua abordagem construtivista destaca que o papel do educador não é apenas transmitir conhecimento, mas proporcionar um ambiente rico em estímulos, permitindo que os alunos descubram e construam suas próprias aprendizagens. Ariadna Santiago reforça: “A educação deve inspirar a curiosidade e a autonomia, colocando os estudantes no centro do processo de aprendizado.”

O legado de Piaget ultrapassa a sala de aula, promovendo a ideia de que o aprendizado é único para cada indivíduo e deve respeitar os tempos e capacidades de desenvolvimento. Suas teorias continuam a influenciar práticas educacionais em todo o mundo, encorajando métodos que valorizam a criatividade, o pensamento crítico e a participação ativa dos alunos. Para saber mais sobre Piaget, visite https://www.todamateria.com.br/jean-piaget/ e https://novaescola.org.br/conteudo/1709/jean-piaget-o-biologo-que-colocou-a-aprendizagem-no-microscopio

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